Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

A Origem do Hebraico

De onde veio o hebraico? Ele realmente poderia ter sido usado por Moisés? O povo de Israel não possuía um sistema de escrita próprio antes do Exílio Babilônico? A Torá não foi escrita somente na Babilônia? Trabalhemos melhor essas questões.

Em 1979, um grupo de arqueólogos israelenses descobriu nove cavernas no vale de Hinom, a oeste de Jerusalém. Essas cavernas eram locais de sepultamento e foram utilizadas por volta do século X a.C. Dentro de uma dessas cavernas foram encontrados dois minúsculos pergaminhos ou amuletos de prata, sobre os quais havia inscrições em hebraico arcaico - esse tipo de escrita á similar à encontrada nos pergaminhos da Torá Samaritana e, segundo alguns judeus, é a mesma caligrafia utilizada nas Tábuas da Lei, em Êxodo 36:12. O mais impressionante, porém, foi a descoberta o tetragrama YHVH (יהוה), o nome sagrado de Deus na Bíblia hebraica e que é raramente encontrado na arqueologia, por ter sido pouco escrito, dada a sua santidade. 

Em colaboração com o Laboratório de Propulsão a Jato da NADA, em Pasadena, em 1990, arqueólogos e paleógrafos, combinando infravermelho e softwares de processamento gráfico, descobriram que os pergaminhos, datados do século VII a.C., exibiam inscrições da Bênção Sacerdotal de Números 6:24-26. Diante deles estava o mais antigo de todos os fragmentos da Bíblia hebraica! Isso detonou a teoria de que a Torá havia sido escrita durante ou depois do Exílio na Babilônia, em 560 a.C.
Fonte: Uma História Politicamente Incorreta da Bíblia, Robert J. Hutchinson, Agir, 2012, pgs 27-28.

O hebraico clássico é a principal língua do Antigo Testamento. A variante da língua hebraica encontrada na Bíblia provavelmente foi falada de 1500 a.C. a algum tempo depois de 400 a.C. Mesmo com o aumento no uso do aramaico pelos judeus depois do Exílio Babilônico, muitos continuaram a utilizar o hebraico - em Qumran e no deserto de Judá foram encontrados documentos hebraicos com diferentes graus de semelhança com o hebraico bíblico, datando do segundo século a.C. ao segundo século d.C.

O hebraico é uma língua de raiz semita. As línguas semitas podem ser organizadas de acordo com as três regiões em que eram faladas: 1) Semita oriental, na Mesopotâmia (inclui o antigo acádico, o assírio e o babilônio); 2) Semita sul-ocidental, partes do noroeste da África (inclui o árabe setentrional, que se encontra no Alcorão); 3) Semita norte-ocidental, Siro-Palestina (inclui o amorreu, o ugarítico, o hebraico, o fenício, o moabita cananeu, o aramaico e o siríaco). Em conjunto, a tradição escrita semita é a que possui a mais longa história.
Fonte: Origem, Confiabilidade e Significado da Bíblia, organizado por Wayne Grudem, C. John Collins e Thomas R. Schreiner, artigo de Peter J. Williams, Vida Nova, 2013, pgs 141-142.

Apesar de o alfabeto mais antigo conhecido ter sido criado antes de os fenícios chegarem à Canaã (1200 a.C.), foram eles os responsáveis por produzir o conjunto mais extenso de textos usando um alfabeto. Esses textos datam de 1050 a 850 a.C., aproximadamente - e é por isso que o sistema de escrita utilizado em Canaã é conhecido como "alfabeto fenício". O alfabeto hebraico é o seu descendente direto. Assim que os hebreus se estabeleceram em sua terra, isso depois de 40 anos de peregrinação no deserto, eles desenvolveram um sistema próprio de escrita adaptando o alfabeto fenício para a sua própria língua - isso não deve ter sido difícil, uma vez que o hebraico, assim como o fenício e o ugarítico, é uma língua canaeia que, junto com o aramaico, forma o grupo de línguas tido como "semítico ocidental". 

- Os textos mais antigos do Antigo Testamento:
Apesar de os livros veterotestamentários que hoje temos terem sido, provavelmente, fruto de uma redação e organização relativamente tardias na história de Israel (tendo a confecção original sido trabalhada ao longo do tempo), alguns textos de escrita mais antiga foram incorporados no texto final. Segundo os estudiosos, entre as obras mais antigas está a canção de Miriam, proclamada depois que os israelitas passaram entre as águas do Mar Vermelho (Êxodo 15:21). Outro texto mais antigo é a canção de Débora, em Juízes 5.

- O ugarítico e o hebraico:
É verdade que nenhum trecho do hebraico antigo sobreviveu fora da Bíblia, mas os arqueólogos descobriram muitos escritos em tabuletas de barro em Ugarite, na Síria. Os textos são cuneiformes, mas a língua ugarítica é tão parecida com o hebraico que os estudiosos conseguem utilizar esses documentos para resolver problemas com o decifrar de palavras obscuras do Antigo Testamento.
Fonte: A Bíblia e Sua História, Stephen M. Miller e Robert V. Huber, SBB, 2006, pgs 16-17.

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:

0 comentários: