Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Jesus Morreu por Toda a Humanidade?

Tenho acompanhado esporadicamente o trabalho do autointitulado "exegeta", que se apresenta sob o nome de Fábio Sabino, dito "professor". Não entrarei no mérito das suas capacitações, pois eu sou apenas um leigo e não me vejo com moral suficiente para isso, mas quero lidar com um dos desafios levantados pelo intérprete autônomo, ao melhor estilo iluminista, das Escrituras: segundo ele, apegando-se a uma análise de Mateus 1:21 ("E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados"), Jesus não morreu pela humanidade, mas apenas pelo povo de Israel. Ele busca sustentar a interpretação fazendo uso de Marcos 14:24 ("E disse-lhes: Isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que por muitos é derramado"), considerando que a palavra "remissão", que aparece em Mateus 26:28, não se faz presente em Marcos por este ser mais antigo e "genuíno", e de Lucas 22:20 ("Semelhantemente, tomou o cálice, depois da ceia, dizendo: Este cálice é o novo testamento no meu sangue, que é derramado por vós"), que afirma indicar que o Mestre morreu apenas pelos discípulos. Analisemos as alegações:

Não é difícil responder às observações de Sabino. Em primeiro lugar, o próprio Evangelho deixa claro que Jesus veio, primeiro, para salvar o povo de Israel, conforme a expectativa messiânica veterotestamentária e como consta em Mateus 10:6 e 15:24. Fica claro que o Seu ministério deveria ser dado  fundamentalmente entre os judeus, ainda que tenha deixado evidente a abertura salvífica para os gentios e samaritanos (Mateus 8:5-13; João 4:5-43), orientando para a disseminação da Boa Nova para o mundo inteiro após Sua Ressurreição, através do testemunho dos discípulos (Mateus 28:18-20). É inquestionável que, se Cristo veio salvar o mundo, também veio salvar Israel - o fato de Mateus 1:21 referir-se ao povo israelita, não anula a salvação universal, apenas testifica uma das esferas dessa salvação, o povo que primeiro receberia a Boa Nova. Além disso, se considerar Cristo como o ápice da Aliança Abraâmica ("em ti serão benditas todas as famílias da terra", Gênesis 12:3), pode-se ter toda a humanidade como "povo de Jesus".

Falando em "humanidade", o Evangelho declara de modo indiscutível que Cristo veio ao mundo para salvar a todos. Segundo o Dicionário Strong do Novo Testamento, o termo "mundo" ("kosmos"), utilizado em João 3:16; Mt 5:14 e 13:38; Jo 1:29; Rm 3:6, 19; 1 Co 4:13; 2 Co 5:19; Hb 11:7; 2 Pe 2:5; 1 Jo 2:2, aponta para, "como metonímia, os habitantes da terra, os homens, a humanidade".
Fonte: Dicionário Strong do Novo Testamento, 2889 B/2, Bíblia de Estudo Palavras-Chave, CPAD, 2011, pg 2272.

Como vimos, o uso apostólico de "mundo" para referir-se ao alcance da Salvação é o mesmo que o uso dado nos Evangelhos. Não há novidade soteriológica no apóstolo Paulo!

Ao contrário do que nos traz Sabino, Marcos apresenta, sim, apesar de sua antiguidade, a palavra de salvação por meio do sacrifício de Cristo: "Porque o Filho do homem também não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate de muitos." A palavra "resgate" ("lytron"), na referência 3083 do já consultado Strong (pg 2288 da Bíblia de Estudo Palavras-Chave), possui a seguinte significação: "um preço de redenção (figurado, 'expiação'). (...) preço pago para redimir os cativos. (...) resgate pago por Cristo para libertar os homens da escravidão do pecado e da morte." A tradição de Mateus e de Marcos, portanto, é a mesma quanto à soteriologia. É interessante notar que João Marcos redigiu sob o testemunho do Apóstolo Pedro.

Por último, atentando para o versículo de Lucas levantado por Sabino, o fato de Jesus, numa conversa particular com os discípulos, afirmar que morreria por eles, não anula o Seu ministério universalmente salvífico. É perfeitamente aceitável que Ele estivesse se dirigindo especialmente aos discípulos enquanto conversava com eles. Como já dito sobre Mateus 1:21, Jesus veio trazer a Boa Nova de salvação primeiramente aos judeus, incluindo aí os Seus seguidores mais próximos, o que não pode invalidar o entendimento de que Ele também pretendeu oferecer salvação para a humanidade em sua totalidade, o que fica claro no próprio Evangelho de Lucas (Lucas 24:46-47).

Sobre as complexidades teológicas da soteriologia poderemos conversar noutra oportunidade. Aqui deve ficar clara apenas a ideia de que o próprio Jesus Cristo veio ao mundo para salvar a todos os que, crendo nEle, aceitarem o Seu sacrifício e o Seu senhorio.

Natanael Pedro Castoldi

8 comentários:

  1. Amei sua interpretacao simples objetiva e unica com sentido de simplicidade do evamgelho amoroso de Cristo estou saturado de tanto achismo na visao sotereologica reformada por ai uff.
    Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  2. Amei sua interpretacao simples objetiva e unica com sentido de simplicidade do evamgelho amoroso de Cristo estou saturado de tanto achismo na visao sotereologica reformada por ai uff.
    Deus te abencoe

    ResponderExcluir
  3. Poderiam fazer um sobre o calvinismo

    ResponderExcluir
  4. Bem explicado deste ponto de vista. Mas eu tenho uma dúvida? Se acaso os judeus aceitasse Jesus como seu Salvador, o resto da humanidade estaria condenada? É antes de Jesus, só os Judeus eram salvos e os outros povos já eram condenados automaticamente?

    ResponderExcluir
  5. titanium bike frame with blades and blade tips - TITNBIR
    › titanium-bike-frame- › titanium-bike-frame- This bike is titanium magnetic one of titanium tubing the largest 2019 bikes built titanium white dominus price with titanium muffler blades and blade tips. The head design is inspired by properties of titanium the classic Italian Italian motorcycle design

    ResponderExcluir