Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Passado Revivido - O Crescimento do Xamanismo

No dia 10 de maior de 2011 publiquei no meu outro blog, Um Mirante para Verstellen, o artigo que seguirá. Espero que a leitura seja esclarecedora. Tire as suas próprias conclusões.

Passado Revivido

Não, isso não é só um jogo de palavras com a postagem abaixo. Hoje, indo visitar o ancionato de Gramado, paramos num mercado e, na entrada, sendo distribuído gratuitamente, eis um jornalzinho totalmente enveredado na ideologia da Nova Era - mais um daqueles esforços humanos para reencontrar a essência perdida, mas sem optar pelo mais fácil e acessível: Deus. Se fosse só por isso, tal jornal me teria passado por despercebido, mas a capa trazia uma imagem e matéria que me pegaram pela curiosidade e decepção: "Consciência xamânica - O renascer do interesse pelo xamanismo e pelas plantas sagradas acontece em todo o planeta, indicando uma restauração da relação espiritual com a natureza." Assim que vi a capa e a analisei, me veio uma espontânea reflexão, é o que segue.

O que está acontecendo no mundo? Filmes como Avatar demonstram bem: o homem ocidental está negando o Senhor do Universo, mas, involuntariamente, se apegando a algum traço espiritual, para substituí-Lo. Nesse caso, a própria Terra, como mãe, como deusa, Gaia. Isso me remete a um argumento bem teísta: o ser humano, por mais ateu que professe ser, não vive sem que, pelo menos, seu subconsciente seja regido por algo superior, espiritual. O ser humano é uma criatura com essência espiritual, fora criado à partir das mãos de Deus. A separação dEle no Éden deixou um vazio em nosso espírito humano, outrora ligado à Deus. Esse vazio espectral, por fim, é o que movimenta a humanidade ao longo de toda a sua história: uma busca incessante por algo que sane esse abismo interior, alguma segurança emocional, algum alicerce sólido mediante a desesperadora realidade que se percebe ao olhar para "dentro do copo". Os passos humanos, as religiões -porque Cristo não é religião-, as guerras, as obras, tudo, voluntária ou involuntariamente, provém dessa busca vã.

Na realidade mais primitiva do homem, mediante a natureza indomável, o medo, distante de qualquer traço significativamente tecnológico, fora um passo natural, baseado na necessidade de suprir o espiritual, de se submeter a algo, enveredar-se nos caminhos mais óbvios e palpáveis: a crença nos poderes da natureza, inexplicável e assombrosamente vasta. Também não excluo a atividade demoníaca como chamariz. O mais estranho é que esse simplório passo em prol de algum conforto e segurança, puramente instintivo, a resultar nas religiões tribais, no caso as americanas, ressurge com extremo poder em nossos dias. O homem pós-moderno diz-se detentor das mais alta e potente sabedoria, da mais vasta tecnologia, construtor uma civilização perfeita e incomparável, deusa de si mesma e, supostamente, livre de Deus, mas, o que se vê, de fato, é que não venceu os seus instintos espirituais mais básicos e eles escancaram tudo, põe em ruínas toda a imagem de auto-suficiência, toda a imagem antropocêntrica: ele precisa se prostrar, ele precisa se curvar ao que se remexe com todo poder no interior, o espiritual.

O que me parece, analisando desse âmbito, é que a humanidade está desesperada, pois o homem, como vimos acima, recorre ao instinto espiritual, buscando algum conforto e segurança, quando se depara com algo que o amedronta, que não consegue explicar, que é grande demais. Foi assim que surgiram as religiões tribais e é por isso que elas retornam, elevando-se das areias do tempo, saíndo do passado totalmente rudimentar para encontrar espaço, sentar no trono de uma sociedade que gaba-se de possuir a plenitude da tecnologia, da filosofia, do conhecimento de si mesma. Mas, nada, nem a tecnologia, nem a filosofia, foi capaz de impedir que o homem das cavernas aflorasse, que a caverna se revelasse, novamente, o local mais seguro para se proteger da tempestade. Mediante um futuro caótico, de sombras e fogo, de dor, um futuro de lobos e sangue, quando o pleno conhecimento da ciência não se mostra mais relevante, é a pré-história que abre seus braços. Isso também mostra o quanto não fomos feitos para o mundo atual, o quanto não precisamos e não nos alegra de fato toda a frescura do desenvolvimento. E é bem isso que está acontecendo, os próprios "xamãs" dizem que tudo se trata de proteger e salvar o mundo do colapso natural.

Esse movimento todo, também, se deve à influência da mídia e dos governos. Manipulações, mentiras, exageros, bombardeados pelos meios de comunicação e nas escolas, assustam o povo, fazem os mais fracos se descabelarem. "O mundo está morrendo, unamos forças para salvá-lo". Então, todos se unem, se perdem. A sua própria integridade mental, sua própria constituição humana, não tem relevância alguma, o que vale, agora, é salvar o planeta, enquanto os senhores da mídia, as grandes corporações, não dão a mínima para tal questão. É só uma distração. "Efeito estufa" pra cá, "efeito estufa" pra lá e o pessoal não pára de correr, não pára para pensar, os homens, então, se tornam escravos da mentira e, logo, dos senhores da mentira. Uma humanidade inteira, assustada, por fim, retorna para a "caverna". Além de toda a aniquilação mental, se consegue a aniquilação espiritual. É verdade, sim, que o que nos espera é o colapso mundial e que devemos respeitar a Criação, mas, pense: vale a pena se acabar na missão de "salvar o mundo" e esquecer de salvar-se a si mesmo? Falo tanto no aspecto mental, como espiritual. De que adianta deixar algum legado natural aos sucessores, mas parí-los na lama, na podridão moral, ética, espiritual? Na confusão? No caos?

O mais irônico dessa história é a quem o homem decidiu se submeter dessa vez. Antes, Deus, depois ele mesmo e, agora, ao poder espiritual de algumas plantinhas e animais, sendo que os "espíritos" destes tornam-se seus mestres. Essa é a consciência de nossos tempos: o homem é o vilão, o inimigo, o destruidor; melhor seria, como no Avatar, deixarmos, se pudéssemos, de sermos humanos. Então os animais se tornam maiores do que nós, tem-se pena de um cãozinho faminto, mas repudia-se o mendigo, que, racionalmente sofre de fome, frio, agressão e bebe ou se droga afim de esquecer, ou esquecer-se de si mesmo, por alguns momentos, distanciar-se de seu estado depressivo ou anestesiar-se mediante do frio invernal, tanto climático, quanto nos corações humanos. Quem se importa com o homem? "Esse monstro terrível"? "Que come outros seres vivos"? "Assassino"? -Como se os animaizinhos não fizessem o mesmo. É claro que devemos cuidar da Criação de nosso Pai, mas nós somos a obra-prima!

Outro aspecto interessante das religiões tribais é o fato de usarem "plantas mágicas" para se encontrar com os deuses desse mundo. É claro, é muito mais fácil encontrar algum "deus" estando dopado. Mas a relação que quero fazer aqui é com a própria figura do mendigo que vimos acima: sem esperança, sem ter como planejar um futuro, desiludido com o mundo que o cerca, vendo uma dolorosa e assustadora depressão a se alastrar em seu interior, padecendo da frieza dos outros para com ele, não vendo oportunidade ou alicerce algum para, por ventura, encontrar alguma solução, algum traço de felicidade, se deixa levar pelo álcool, por alguma droga, preferindo depositar o pouco dinheiro que tem na esperança de abandonar, momentaneamente, esse mundo opressor, do que guardá-lo, mas continuar sóbrio para a realidade mortal. Assim, como está o mendigo que você vê e finge não existir, está a humanidade. Não há mais esperança de um futuro, não há mais porque projetar futuro algum, a ciência e a tecnologia não foram capazes de solucionar os problemas que outrora se prontificaram a resolver. Não há mais no que se apegar, o caos é iminente. O amor se esfriou no individualismo, a família está morrendo, os relacionamentos tornaram-se ferramenta a suprir a carência espiritual. O homem está desamparado, aterrorizado. Os tempos modernos o assustaram e decepcionaram tanto, que decidiu tomar uma pá e escavar o mais fundo possível para se esconder e ali, nas profundezas da história, ressuscitou algo que viesse a trazê-lo conforto em dois aspectos: espiritual, conformando-se com a resposta tribal, e psicológico, através dos alucinógenos, servindo de escape, servindo de cova, caverna, refúgio mediante a tempestade.

As religiões tribais também são mais acessíveis para o homem individualista, impaciênte e mecânico de nossos tempos. Não é necessário se apegar a nenhuma instituição, não é necessário ter que se moldar aos próximos. A busca se trata de uma viagem solitária ao ermo, a empreitada individual pela felicidade. Os ídolos visíveis e o aspecto alucinógeno tornam-nas mais "palpáveis", mais próximas. Aqui entra outro aspecto interessante do xamanismo: a tal busca solitária pela própria felicidade, a viagem ao ermo, para mim, assemelha-se muito ao instinto canino de se afastar dos donos ou do bando quando a morte se aproxima. Da mesma forma, o individualismo parece uma resposta instintiva do homem, involuntária nesse aspecto, quando, pressentindo seu próprio colapso, decide afastar-se do resto do bando para viver em solidão seus últimos momentos. Analise bem.

Sim, eu supro meus instintos básicos de necessidade espiritual em Deus. Não há porque negar isso. Sinto-me seguro, motivado, fortalecido. Mas o cristianismo está bem longe de ser produto imediato dos medos e necessidades humanas, pois surgiu numa realidade já bem ligada e alicerçada em religiões milenares, também cresceu com oposições imperiais. Seus membros eram perseguidos, humilhados e torturados até a morte. Na Idade Média, apenas provou-se como o homem é cruel e maligno à ponto de perverter profundamente algo ímpar, uma fonte de juízo, moral, de sanidade incomparável. Hoje, a igreja se divide em "cristãos tribais", que pervertem a fé cristã na onda xamanista e outras ideologias, e os cristãos de fato, aqueles que ainda estão em Cristo. Para nós, que estamos nEle, nossa fé se encontra em extremo oposto ao movimento tribal que se alastra. Não, não é resposta puramente instintiva eu estar aqui, defendendo minha fé, esta que luta -ao lado de Deus- sozinha em oposição à milhares de religiões e seitas, à centenas de governos, à milhares de ideologias, à milhões de incrédulos. É uma realidade assustadora, pelo meu instinto eu correria para a caverna, mas sou obrigado, em nome de meu Deus, a rumar para o olho do ciclone e lutar bravamente, até o fim.

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:
- O Único - O Diferencial do Cristianismo
- Paradigmas

0 comentários: