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A Trindade na Bíblia

Muito se tem discutido sobre a natureza de Deus nos últimos... milênios! A discordância prossegue com a mesma energia de sempre. Como resolver essa questão? O que a Bíblia realmente deixa evidente?! O objetivo dessa breve postagem está em esclarecer o máximo possível esse tema, ajudando no debate com aqueles que usam da Trindade como pretexto para desprezar o cristianismo ("triteísmo") e com aqueles que insistem apenas na divindade do Pai. Analisemos, portanto, as passagens bíblicas sobre o assunto, juntamente com algumas reflexões:

-A unidade de Deus no Antigo Testamento: Deuteronômio 6:4; Isaías 44:6, 8 e 45:5.
-A pluralidade de Deus no Antigo Testamento: Elohim (2.570 x usado), significa "os poderosos". Adonai: "meus senhores". Vide mais: Gênesis 1:26 e 27; Isaías 9:6-7, 44:6, 48:16, 55:11, 63:7-14; Provérbios 8:22-31; Salmos 2, 33:6, 119:89, 147:15-10. - Essa evidência plural indica que o AT é da mesma natureza que o NT.
-A unidade de Deus no Novo Testamento: Marcos 12:29; 1 Coríntios 8:4; 1 Timóteo 2:5.

-A Trindade no Novo Testamento:
a) Jesus como Deus: Mateus 1:23 -Emanuel significa "Deus conosco". João 5:18 -Filho de Deus. João 8:58 -Eu Sou. João 5:27 -Filho do Homem- Daniel 7:13-14. Mateus 2:11, 14:32-33, 28:9 - Jesus é adorado, só Deus pode ser adorado. Mateus 3:3 -Jesus é tido como Iavé- Isaías 40:3; Romanos 10:9-13 - Isaías 2:32. Outras: Lucas 1:76 - Malaquias 3:1; Romanos 14:9-12 - Isaías 45:23; 1 Coríntios 2:13 - Isaías 40:13; Hebreus 1:10 - Salmos 102:25-27. - Repare na relação de "cumprimento - profecia".
Referências explícitas: João 1:1, 18, 20:28; Tiago 2:13; Romanos 9:5; 1 João 5:20; Atos 20:28; Filipenses 2:6; Colossenses 2:9; 2 Tessalonicenses 1:12; 1 Timóteo 3:15-16; Hebreus 1:8; 2 Pedro 1:1.
Jesus mesmo disse: João 8:51-59, 10:22-39.
b) A divindade do Espírito Santo: Gênesis 1:2; Êxodo 31:3, 35:31; Números 24:2; 1 Samuel 10:10, 11:6, 19:20, 23; 2 Crônicas 15:1, 24:20; Jó 33:4; Ezequiel 11:24; Mateus 3:16, 12:28; Romanos 8:9, 14; 1 Coríntios 2:11, 14, 3:16, 7:40; Efésios 4:30; Filipenses 3:3; 1 João 4:2; João 14:16; 2 Coríntios 3:17-18; Atos 5:3-4; 2 Samuel 23:2; Isaías 40:13-18; Isaías 9:6; Atos 28:25; Salmos 95:7; Hebreus 3:7; Jeremias 31:31; Hebreus 10:15.
O Espírito Santo não é uma "força", é uma "pessoa": 1 Coríntios 2:10-13; Atos 8:29, 9:31, 13:2, 15:28, 16:6; 1 Coríntios 12:11; Efésios 4:30; Mateus 12:31; Filipenses 2:5-8; João 15:26, 16:13-14.
-A pluralidade de Deus no Novo Testamento: 1 Coríntios 12:4-6; 2 Coríntios 13:14; Mateus 3:16-17, 26:39, 27:46, 28:19; Efésios 2:18; João 11:41-41; Marcos 1:9-11. Fonte: dO Mirante, "Inescapável". Leia uma reflexão sobre a Trindade nO Mirante, "O Perfeito".

A razão da Trindade, dO Mirante, "Inescapável": 

Não sendo triúno, mas apenas o Pai solitário, o atributo de independência poderia ser questionado, pois ficaria parecendo que Deus criou o homem não por desejo, mas por carência - e de onde viria o desejo de se relacionar sem uma idéia eterna de relacionamento?-. Deus é triúno e completo em si e por si mesmo, logo a Criação é fruto de seu amor generoso e plural. - Certo, tudo muito bonito, mas o conceito de Trindade não é lacunoso? Ele não pode ser totalmente compreendido, mas pode haver tentativa:

Sendo Deus UM só, mas 3 ao mesmo tempo, com o Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, sendo 3 mas UM, fica, realmente difícil de compreender. A Trindade é a melhor forma de explicar, racionalmente, o papel criador do Único Deus e jamais se equivale a um politeísmo, já que no politeísmo há inúmeras divergências entre deuses físicos. O conceito de Trindade bíblico é o único que se encaixa na lógica: as 3 Pessoas da Trindade possuem a mesma natureza, perfeita e imaculada, desde a eternidade ou tempos imemoráveis. Ele são 3, mas padecem dos mesmos anseios, das mesmas motivações, dos mesmos atributos, por serem da mesma e simples composição. Eles são três perfeitos e, perfeitos, estão tão unidos em uma mesma mente e natureza, que compõem, em atitude e composição, um só. Eles não são um único ser feito de 3, eles são 3 individuais que trabalham em perfeitíssima harmonia, totalmente condizente com os seus atributos partilhados.

DO Mirante, "O Perfeito":

Muitos não entendem como Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo -Mateus 28:19- podem ser três pessoas e, ao mesmo tempo, um só Deus. Ora, com base no que já foi pensado, é muito simples entender esse conceito: Pai, Filho e Espírito Santo são iguais na essência, pois O Pai, eterno, é perfeito porque assim o é; O Espírito Santo é, pelo que se sabe, coeterno com O Pai, sendo o próprio Espírito de Deus -Gênesis 1:2-, logo, é igual ao Deus Pai; e O Filho, que parece ter sido gerado dO Pai, é 100% igual à Ele em natureza, pois herdou dEle tudo o que Ele é -João 14:6-11. As Três Pessoas da Trindade são perfeitas em toda a plenitude das coisas, dos atributos, nenhuma possui menor medida do que a outra, apenas há uma subordinação hierárquica, jamais de valor ou poder, entre elas, sendo O Pai o supremo Deus, O Filho gerado para a glória de Deus -João 14:13- e O Espírito Santo a mover-se para a glória dO Pai e o anúncio dO Filho -João 14:16-18. Sendo as três pessoas perfeitas em toda a plenitude, infinitamente boas, então o pensamento de qualquer uma delas é exatamente o mesmo pensamento das outras duas, a vontade de uma delas é igual à vontade das outras, pois concordam em tudo, já que a perfeição não é multiforme, mas somente pode se apresentar de um modo, o "Modo Perfeito". Trata-se, basicamente, de um reino comandado por três reis, tais trabalhando sempre em parceria e concordância e dando a resposta não individualmente, mas na pessoa que os três, unidos, constituem - no caso em questão, os três reis são perfeitos e, por isso, nunca divergem de opinião ou vontade, representado na pessoa dos três um só Deus.

Guarde isso: a doutrina cristã sobre Deus diferencia o monoteísmo cristão dos demais monoteísmos, uma vez que prega um único Deus constituído de três pessoas distintas. Isso não indica "triteísmo"? Não, as Três Pessoas da Trindade irredutivelmente representam, numa coesão perfeita (por serem perfeitas), uma única divindade, um único pensamento, um único agir - não são três naturezas, não são três constituições e não são três realidades diferentes, tudo é apenas UM: uma única natureza para as Três Pessoas, uma única constituição, uma única realidade, sem discordância, sem deficiência.

Natanael Pedro Castoldi

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