Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Deus Existe? O Deus Cristão Existe?

-> Apresentação e Índice
-> Apologética para uma Fé Verdadeira
-> Apologética para Polêmicas Históricas
-> Apologética Básica
Talvez o ponto mais importante da Apologética Cristã está na defesa da existência de Deus, pois o cristianismo, por uma questão óbvia, depende da existência do Criador para fazer sentido. Dentro dos objetivos dessa página, entendo que, ainda mais importante do que tentar provar que Deus existe, que Deus É, é tentar mostrar que o Deus verdadeiro é o Deus cristão e, para tal, pretendo unir, numa sequência lógica, diversos artigos publicados aqui no Entre o Malho e a Bigorna e no Um Mirante para Verstellen, com o objetivo de fornecer não somente informação, mas uma argumentação bem elaborada literariamente. Espero que aquilo que eu tenho a oferecer possa ser útil - como essa postagem te encaminhará para uma série de artigos, alguns bem longos, meu conselho é que faça disso aqui fonte de leitura para alguns dias, dando uma lida em um texto por dia, para facilitar o entendimento e tornar as coisas mais leves.

Resumo do que segue, em ordem: Ciência (problemas do ateísmo; complexidade - qualquer coisa prova a existência de Deus); Teologia (o inescapável Criador é o Deus Cristão); Filosofia (o Tudo existe, o Perfeito existe); Arqueologia (Arqueologia Bíblica, Arqueologia Proibida); Mundo Espiritual (História Humana espiritual, o espírito humano, experiências espirituais); a distância de Deus; o limite do conhecimento de Deus; Deus existe 1 e 2.

Ciência:
1 - Há problemas com as teorias ateístas:
O primeiro ponto de interesse se refere às propostas de explicar o Universo sem a existência de Deus. Análises racionais das circunstâncias levantam problemas óbvios quanto ao gradualismo evolucionista (1) e novas propostas evolucionistas já descartaram o Darwinismo tradicional, apontando para um modelo que, em muito, se assemelha ao que a Bíblia relata (2). O fato de tecidos moles terem sido encontrados em fósseis de dinossauros é um fator agravante: se os dinossauros foram mais recentes do que se supõe, toda a caminhada evolutiva geológica precisa ser reanalisada e reajustada (3).
(1) Darwinismo questionado - Ilusão
(2) Equilíbrio Pontuado - Encontro inesperado
(3) Dinossauros recentes - "Os Melhores Contos da Mitologia Cética" 
Sugiro, ainda, uma olhada nos seguintes artigos:
- O Mundo em decadência - Involução
- O problema do Relativismo - Pandemia

2 - O Mundo Natural exige a ação de um Criador Intelectual:
Analisando o tema acima tratado, fica óbvio o segundo, tudo já está devidamente introduzido. De qualquer modo, ao entendermos que as teorias ateístas para origem do Universo estão caminhando para o descrédito, podemos analisar as maravilhas desse mesmo Universo com os olhos mais firmemente focados em Seu Criador. O Mundo Natural apresenta uma complexidade imensurável, uma organização inexplicável! Ao analisarmos a forma como as coisas foram perfeitamente encaixadas e calibradas para a existência da Vida, é quase inevitável reconhecermos a ação de um Deus Criador (1). A própria existência do tempo, espaço e matéria é evidência suficiente da existência de Deus (2), na verdade a existência de qualquer coisa além do Vaio Absoluto é prova inquestionável de que Deus existe (3)!
(1) Equilíbrio planejado - Geocentrismo
(2) Evidências da necessidade de Deus - Pelo que luto!
(3) Qualquer coisa prova a existência de Deus - Caverna

Teologia:
3 - As características necessárias do Criador coincidem com o Deus Cristão:
Pela análise filosófica do Universo chegamos à conclusão de que as características inescapáveis do Criador do Universo condizem, uma por uma, com as características do Deus revelado pela Bíblia.
Deus teológico, Deus inegável - Inescapável

Filosofia:
4 - A existência de Deus é filosoficamente inquestionável:
Quando paramos para pensar em conceitos absolutos, como "Tudo" e "Nada, e aplicamos isso ao Universo, concluímos que somente Deus, o Tudo, faz sentido para explicar a origem de todas as coisas (1). Quando nos aprofundamos ainda mais nos conceitos absolutos, percebemos, também, que a existência do Ser Perfeito é filosoficamente inevitável (2).
(1) O Tudo existe - Filosofia simples
(2) O Perfeito existe - O Perfeito

Arqueologia:
5 - A Bíblia é historicamente veraz, Cristo realmente existiu:
Achados arqueológicos, juntamente com análises dos textos bíblicos, encaixados nos seus devidos contextos, nos dão fundamentos claros e sólidos de que a Bíblia fala a verdade (1) e que, falando a verdade, uma vez que fala de Deus, prova que Deus existe (2). No final das contas, a evidência da existência de Cristo e da Sua Ressurreição tornam todo o resto desnecessário (3 e 4).
(1) A Bíblia é veraz - Espantosas letras
(2) Deus na História - Inegável
(3) Cristo Divino - Impossível
(4) Cristo revolucionário - Sucessão religiosa

6 - O História Humana é incompatível com as teorias ateístas:
Existem inexplicáveis mistérios (1) na Antiguidade Humana: gigantes, dinossauros recentes, obras colossais, tecnologia estranha (2). Um ser humano tão sofisticado, mesmo no mais remoto passado, agride as ideias mais tradicionais da História Humana, que melhor concordam com o darwinismo. Se o homem está decaindo, não evoluindo, provavelmente brotou da mente de um Ser imensurável (3).
(1) Gênesis 1-6 - Mistérios
(2) Passado Dourado - A História Fabulosa - Parte 1
(3) A origem do homem - Ufologia?

Mundo Espiritual:
7 - A profecia bíblica atenta para um Deus Espiritual:
Tanto quanto ao passado (1), quanto em relação ao futuro (2), a profecia bíblica parece estar correta. Sua precisão inexplicável é, sim, uma indicação de que Deus existe.
(1) Profecias cumpridas - Desafio profético
(2) Profecias Vindouras - Arautos da tempestade

8 - A História Humana atenta para o Mundo Espiritual:
Quando analisamos a humanidade desde a sua origem, vemos a inquestionável ação de Deus. Seres bizarros sempre apareceram, acontecimentos estranhos comumente permearam a vida humana - o Mundo Espiritual parece ser algo inquestionável. A existência do Mundo Espíritual aponta para a existência do próprio espírito humano.
História espiritual - Pneumo

9 - O ser humano é um ser espiritual:
São incalculáveis e inexplicáveis os eventos espirituais que relacionam-se ao ser humano. Levitação, viagem astral, telepatia, experiências de quase morte, possessões demoníacas... parece inquestionável o fato de que possuímos um corpo espiritual e de que o Mundo Espiritual no rodeia e penetra em nós (1). Eu mesmo tenho fartas experiências relacionadas a isso (2).
(1) Espírito humano - Sapiens
(2) Ação de Deus - Dor de cabeça

Considerações finais:
- O distanciamento de Deus endurece o coração humano - Distanciamento
- O conhecimento de Deus é limitado - Está em oculto
- Argumentação "Deus Existe" 1 - Por que se opor?
- Argumentação "Deus Existe" 2 - Perdidos no pântano

Natanael Pedro Castoldi

Um comentário:

  1. Uhh tem um canal no youtube chamado Vinícius Cesar o Anticristo. Ele faz videos sobre os psicopatas sagrados ou algo assim, nao teria nenhuma refutação pro video dele? Aquele canal ja me fez duvidar de minha fé muitas vezes, mesmo lendo esse site ainda fico triste quando sequer leio os títulos daquele canal e que ninguém faz nada pra para-lo

    ResponderExcluir