Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

A Arca de Noé Era Grande o Suficiente?

Não é nada incomum vermos críticos das Escrituras afirmando que a Arca de Noé era pequena demais para transportar os animais que a Bíblia relata - através disso, tentam desqualificar as Escrituras. Não pretendo, aqui, provar que o Dilúvio aconteceu e explicar sobre como se desenrolou, para tal você pode ler no Nihilonimus (O Dilúvio) e, principalmente, no Mirante (Mistério). As fontes que seguem discordam em alguns pontos, mas até mesmo a descrição mais modesta da Arca é suficiente para validá-la! Boa leitura! Tire as suas próprias conclusões.

Manual Bíblico Unger, Merril Frederick Unger, VidaNovas, 2011, pgs 46 e 17:
Arca: 137 metros de comprimento, o mesmo que 12 ônibus ou 21 carros enfileirados. 14 metros de altura, o mesmo que um prédio de 4 andares. A Arca podia carregar aproximadamente 43.300 toneladas.

Bíblia de Estudo Anotada Expandida, Charles C. Ryrie, SBB/MundoCristão, 2007, pg 13:
Côvado atual: 45 centímetros (antebraço). Com base no relato de Gênesis 6:14-16, podemos entender que a Arca tinha 137 metros de comprimento, 23 de largura e 13 de altura. O deslocamento de um navio atual que tenha o mesmo tamanho é de 20 mil toneladas e tonelagem bruta de 14 mil toneladas, tendo a capacidade igual a de 522 vagões de trem para transporte de gado (cada vagão desses pode transportar 240 ovelhas). Apenas 188 vagões já poderiam transportar 45 mil ovelhas, sobrando três trens de 104 vagões para a estocagem de alimento. O número de espécies estimado hoje é 17 mil = 45 mil animais na Arca é um número sóbrio.

Enciclopédia de Dificuldades Bíblicas, Gleason Archer, Vida, 1997, pg 90:
Côvado antigo: 60 cm, cooperando com uma humanidade maior.
Arca: 135 metros de comprimento, 23 de largura e 13 de altura, em forma de caixa e constituída de três pisos. Com base nessa relação, o espaço seria equivalente ao de 2 mil vagões de gado (18 a 20 animais cada: 60 a 80 porcos, 80 a 100 ovelhas). Hoje só há 260 espécies terrestres maiores do que uma ovelha, 757 entre uma ovelha e um rato e 1358 menores do que um rato. 2 mil vagões, portanto, dá e sobra para todos os animais e todo o alimento suficiente.

Bíblia de Estudo Defesa da Fé, CPAD, 2010, pgs 19-21
A história da Arca, em Gênesis, é semelhante ao Épico de Gilgamesh, porém as dimensões da embarcação do mito mesopotâmico são insanas: 59 metros de lado, formando um cubo perfeito, o que certamente levaria a embarcação ao naufrágio. A Arca de Noé, por sua vez, possuía as dimensões apropriadas para a navegação, sendo longa e retangular. A capacidade da Arca de alojar muitas espécies precisa ser melhor interpretada: no hebraico a palavra "espécie" possui definições muito genéricas - os animais que foram para a Arca eram representantes de gêneros ou grupos de espécies, havendo uma especiação posterior ao Dilúvio. De qualquer forma, a Arca possuía o espaço interno, somando os seus três pisos, de aproximadamente 1,4 milhões de pés cúbicos.
Nota sobre o Dilúvio: o registro geológico, de fato, contém inúmeras evidências de uma inundação ampla e devastadora, mas a ocorrência de um Dilúvio Universal carece de mais estudos. Alguns geólogos afirmam que só um Dilúvio Global poderia ter formado as camadas de rochas sedimentares da Terra - o fato é que muitas culturas antigas preservaram a dramática lembrança de uma inundação terrível. A descrição "todos os altos montes... foram cobertos" (Gn 7:19-20), em discordância com a falta de água para um Dilúvio Universal, pode ser melhor explicada se levarmos em conta que o peso da água empurrou os montes para uma posição mais alta do que a anterior. Nos mais, o hebraico antigo é comumente permeado de hipérboles, exageros, e o relato de Noé pode ter vindo da sua perspectiva de dentro da Arca (o mundo todo inundado). De qualquer forma, Deus pretendia julgar toda a humanidade com o Dilúvio, o que dificulta a ideia de um Dilúvio Local, a menos que os homens ainda não tivessem colonizado terras distantes - da mesma forma, um Dilúvio Local não levantaria a necessidade da salvação da fauna, a menos que basicamente toda ela estivesse localizada numa região próxima. Pode ser que a fauna resgatada fosse a fauna local, pode ser que a maior inundação da História Humana, influenciando na tectonia e na ação vulcânica, gerou um cataclismo global, contendo uma série de tormentas: escuridão, erupções, terremotos, doenças brotando dos milhões de cadáveres... aniquilando até as vidas humanas e animais mais distantes (Deus, o Criador, também pode ter criado, do nada, a água diluviana para inundar o mundo inteiro). Mais uma observação: provavelmente a chuva que começou a cair antes do Dilúvio não foi a primeira: a primeira menção de um evento não indica que tenha sido a primeira vez que ele ocorreu - o Sol nasceu e se pôs antes de ser especificamente mencionado no texto (Gn 15:12-1719:23).

As Religiões, R. Coppel, Cedibra, 1972, pgs 13-16:
Certa vez o engenheiro e inventor Vogt declarou ao periódico Dagbladt: "durante anos tenho-me ocupado em experiências relacionadas com a navegação. (...) Refiro-me às medidas da arca de Noé. Com relação a estas medidas, é de se notar que, depois de milhares de anos de experiência na arte da construção de barcos, temos que confessar que são ainda as proporções ideias para a construção de uma embarcação de grande porte."
O professor Simonsen diz que na leitura do texto original de Gênesis fica claro que o formato da arca era triangular - foi encontrada uma antiga moeda contendo o nome de Noé e o desenho de uma arca triangular. Tal formado soluciona todas as possíveis dificuldades acerca da resistência e capacidade de navegação - é impossível construir embarcação em formato melhor para se resistir às forças do mar. Vale lembrar que a arca foi construída apenas para flutuar.
Sr. Vogt diz: "estou convencido de que se déssemos ao engenheiro mais famoso do mundo e encargo de construir uma embarcação tão grande como a Arca e com a mesma capacidade de flutuar estavelmente, não lhe seria possível fazer uma embarcação melhor nem tão simples quanto a de Noé. (...) Noé [tinha] vastíssimo conhecimento de engenharia naval, o que prova o alto grau de civilização que alcançou a primitiva Humanidade."
 

Natanael Pedro Castoldi

0 comentários: