Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

A Terra Como Uma Esfera

-> Apresentação e Índice
-> Aos Retrógrados - Introdução e Índice
"Na Idade Média se acreditava que a Terra era achatada, não redonda", comumente afirmam os retrógrados. O fato é que nada está tão longe da verdade. Primeiramente, a própria Bíblia afirma que a Terra é redonda:

Jó 26:7 - "O norte estende sobre o vazio; e suspende a terra sobre o nada." Na Antiguidade era comum acreditar que a Terra repousava sobre um oceano primitivo, porém o texto de Jó nos informa a verdade de que a Terra, por alguma forma que o próprio Jó desconhecia, flutuava por sobre um vazio.
- Isaías 40:22 - "Ele é o que está assentado sobre o círculo da terra, cujos moradores são para ele como gafanhotos; é ele o que estende os céus como cortina, e os desenrola como tenda, para neles habitar." A expressão "círculo" ou "redondeza", em hebraico "chug", significa "globo".
- "Então o Senhor disse a Satanás: Donde vens? E Satanás respondeu ao Senhor, e disse: De rodear a terra, e passear por ela." Jó 1:7
Fonte: Perguntas que Sempre São Feitas , Werner Gitt, Actual, 2005, pg 62.

Com base em conhecimentos bíblicos e gregos, na Idade Média era comum se conceber a Terra como uma esfera, como um globo:
- Existe um famoso mapa-múndi de 1290 d.C., na catedral de Hereford, Inglaterra, que apresenta o globo terrestre de forma surpreendentemente redonda. Fonte: Revista BBC História, Idade Média, Edição 4, pg 11.
- Não foi Colombo que convenceu os europeus sobre a redondeza da Terra, quase todos já acreditavam nisso antes do grande navegador. Os gregos já sabiam disso desde o século 6 a.C. (Euclides, Aristóteles, Platão, Arquimedes e Ptolomeu defendiam a ideia). Dos gregos, tal conhecimento viajou para a Pérsia, depois chegou aos árabes e cristãos - há diversos textos e imagens posteriores à Queda do Império Romano provando que papas, reis e pensadores sabiam que a Terra é uma esfera - podemos citar: Marco Polo, Dante Alighieri, Tomás de Aquino, Roger Bacon, Santo Alberto Magno, Santo Agostinho e Santo Ambrósio. Fonte: Guia Politicamente Incorreto da História do Mundo, Leandro Narloch, leYa, 2013, pg 59.

Natanael Pedro Castoldi

0 comentários: