Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

Apresentação e Índice

Bem-vindo ao Entre o Malho e a Bigorna!
Obs: índice mais abaixo.

O que significa "entre o malho e a bigorna", afinal? Aquele que observa o ferreiro em exercício, coisa relativamente incomum hoje, verá que o trabalho com o metal ardente se dá basicamente com o amparo da bigorna e os golpes do malho - e isso faz todo o sentido para esse blog! "Entre o malho e a bigorna", pelo significado, tornou-se uma expressão que indica "pressão" - e como o objetivo de minha página é tornar-se uma pequena enciclopédia de apologética cristã, nada mais apropriado. Que é o cristão nesse mundo de trevas e chamas? Que é o cristão, que pisa nas terras escuras e fumacentas que nos rodeiam, enquanto é golpeado pelos gigantes desse mundo? Que é a apologética cristã, senão uma espada duramente golpeada por todo o tipo de pressão secular? Rodeada de polêmicas, de críticos e inimigos? Mas a figura do ferreiro trabalhando vai ainda mais longe: como cristãos e como apologistas devemos entender que quanto mais pressionados, fustigados pelo fogo e golpeados com o martelo, mais rígidos, mais fortes, mais nobres seremos - assim como mais nobre é a espada que por mais tempo foi trabalhada. Sem delongas, esse é o Entre o Malho e a Bigorna.

Críticos para o cristianismo há de sobra! Gente falando mal, a maioria sem informação suficiente, já temos um número exorbitante - e até já cansamos das mesmas ladainhas de sempre. Sendo assim, o blog em questão não se preocupará em evidenciar os erros dos quais já enjoamos e se dará o direito de mostrar aquilo que de bom acabou ficando afundado na lama. Também já não nos interessa tanto a leitura de vastos e complicados textos, por isso esse blog pretende tocar nos assuntos de uma maneira rápida. Por fim, outra coisa que já está nos dando náuseas é a falta de fontes nos brados dados nas comuns discussões entre cristãos e não-cristãos, por isso pretendo apenas falar sobre assuntos que constem nos livros da minha biblioteca. No mais, era isso! Boa leitura! O índice está logo abaixo.

Entre o Malho e a Bigorna há muito mais do que só fumaça! "Porventura a minha palavra não é como o fogo, diz o Senhor, e como um martelo que esmiúça a pedra?" Jeremias 23:29

Natanael Pedro Castoldi

Índice temático:
Resumo do que segue, em ordem: Divulgação; pilares; confiabilidade da Bíblia (1); sobre as religiões (2); a existência de Jesus Cristo (3); a História da Igreja (4); filosofia, arte e ciência (5); moralidade (6); lógica e veracidade da Bíblia (7).

Acompanhe o EOMEAB mais de perto:
Faça suas perguntas no Ask.fm: ask.fm/EOMEAB 

- Ciência, Filosofia, Política, Psicologia, Teologia e Vida Cristã - Um Mirante para Verstellen

Pilares:
1- Bíblia:
2- Religiões:
3- Jesus Cristo:
4- História da Igreja:
5- Igreja, Filosofia, Arte e Ciência:
6- Igreja e Moralidade:
7 - Lógica e Veracidade da Mensagem Bíblica:


Natanael Pedro Castoldi

4 comentários:

  1. Olá! Conforme a apresentação desenvolvida nessa postagem, não determinei significados específicos para o "malho" e a "bigorna", sendo que ambos simplesmente simbolizam as pressões desse mundo contra o cristão e sua fé, o cristão que, com os pés nessa Terra é golpeado pelos ataques dos inimigos. A expressão "entre o malho e a bigorna" constitui um significado próprio e só faz sentido se contar com todos os seus elementos: é o mesmo que falar de "pressão", em referência ao metal que fica entre o malho e a bigorna, pressionado. A bigorna, por si só, é o grande bloco de metal no qual se apoia a peça a ser trabalhada e golpeada pelo malho - e, nesse sentido, poderia dizer que a "bigorna" faz alusão ao nosso mundo.

    ResponderExcluir
  2. Pode me dizer se o que eu fiz está certo, minha bigorna é inglesa com uns 100 anos mais ou menos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Amigo, o esse blog é de apologética cristã. Questões sobre a bigorna como ferramenta de trabalho não sei muito. Vlw!

      Excluir