Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

A Relevância da Bíblia e do Cristianismo na História

O quão importante é a Bíblia para a história humana? Ela merece ser preservada? Apoiada? Essas são perguntas que qualquer pessoa honesta deveria fazer, quer seja cristã, quer não. Eu, como cristão, me acostumei a analisar tudo o que os não-cristãos pregam e fazem e sou capaz de, com base nos benefícios de determinadas mensagens e comportamentos, dizer: "Isso faz bem. Isso deve ser apoiado." Não é porque sou cristão que deva ignorar ou repudiar tudo o que não é feito por gente cristã (até porque nunca se sabe se o dito "cristão" o é de verdade). Quem disse que não podemos aprender com a sabedoria chinesa? Ou dos indígenas da América do Norte? Quem disse que todos os comportamentos germânicos pré-cristãos são condenáveis? Analisar tudo e reter o que é bom, é isso que a Palavra nos ensina - coisa que, ao ler o livro O Fator Melquisedeque, de Don Richardson, Vida Nova, se fortaleceu em mim tremendamente, entendimento esse que os monges medievais, por exemplo, também compreenderam, uma vez que se dedicaram na escrita e perpetuação das mitologias pagãs, conforme é concebido na leitura do livro Monges Medievais, Ricardo da Costa, Eliane Ventorim e Orlando Paes Filho, Planeta. Falo isso porque, assim como eu me porto diante com o que não é de origem cristã, espero que o não-cristão se porte com relação ao que é cristão, o que inclui a Bíblia - sem ficar apelando para suposições, distorções e superficialidades interpretativas há muito resolvidas. Assim como eu aprendo com os conhecimentos doutros, gostaria que os não-cristãos aprendessem com os conhecimentos da Palavra e da Igreja, pois é um triste desperdício ignorar o mais importante livro da História e uma instituição com cerca de dois mil anos de tradição. Espero que, com tal mentalidade, o leitor aproveite o conteúdo dessa breve postagem.

"Muitas das ideias que encontram aplicação nos documentos de fundação dos Estados Unidos da América e de nosso governo foram extraídas da Bíblia. Ela não é apenas a fonte mais citada da época da fundação, mas é o livro a partir do qual muitos dos hábitos políticos e sociais norte-americanos foram originalmente formados". David Barton, A Influência da Bíblia sobe os Estados Unidos

Poucos períodos da História da Igreja podem ser comparados, em temos de oposição, aos nossos dias. O mais engraçado é que, segundo o livro "Os Fatos Sobre a Bíblia", essa oposição parte justamente da parte do globo mais beneficiada por ela - o Ocidente. Os opositores do cristianismo preservam como ouro os momentos deploráveis da Igreja, sem perceber que esses pontos, por mais destrutivos que tenham sido, são insignificantes mediante os benefícios que a Bíblia bem praticada e entendida trouxeram para a Humanidade. Eles julgam o cristianismo com base no comportamento de supostos cristãos que distorceram as Escrituras e anulam os acréscimos maravilhosos que o bom entendimento da Palavra trouxe para o mundo - uma pena. Os autores de minha fonte sintetizam a importância da Mensagem nas seguintes palavras:

"(...) sem a influência da Bíblia, os Estados Unidos não existiriam, nem a civilização ocidental na qual as pessoas têm, inclusive, liberdade para censurar expressões da fé cristã. O cristianismo merece o crédito por muitos dos avanços políticos, sociais, humanitários, científicos, educacionais, e culturais do mundo ocidental. A Bíblia, nos parece, inspirou a maioria dos grandes escritores, artistas, cientistas, políticos e educadores."

Segundo "Os Fatos Sobre", aqueles que lutam contra o Livro e a fé que construiu o mundo de liberdade no qual vivemos, estão praticando uma espécie de "suicídio coletivo", querendo construir um "mundo melhor" destruindo justamente aquilo que maior potencial tem para isso - vale lembrar que todas as suas maiores justificativas, embora muito disseminadas, são errôneas e maliciosas, como o leitor pode verificar nas postagens desse blog e nas fontes que usei para confeccioná-las. Segue uma lista de benefícios que o cristianismo (com base na Bíblia) trouxe para o mundo:

- Serviu no fundamento e no desenvolvimento da ciência moderna e do direito;
- Serviu no fundamento e no desenvolvimento da medicina e do cuidado com a saúde, incluindo a criação dos primeiros hospitais;
- Serviu como fonte para a educação moderna, incluído a fundação de praticamente todas as principais universidades norte-americanas, tais como Princeton, Harvard, Yale, e Dartmouth (minha fonte foi escrita primeiramente para o público norte-americano);
- Forneceu a base lógica por meio de valores absolutos para o avanço da ética em geral, incluindo a moralidade sexual, que em nossa época tem salvado milhões de vidas;
- Protegeu a dignidade do casamento e da vida familiar, o que contribuiu grandemente para a estabilidade da sociedade;
- Instituiu a liberdade política e os direitos humanos em geral, incluindo a abolição da escravaturas e a proteção do feto, bebês, crianças e mulheres;
- Inspirou grandes contribuições para o melhor em artes, literatura, música e arquitetura;
- Forneceu globalmente grandes esforços humanitários e apoiou a dignidade do trabalho e da reforma econômica;
Essas são apenas algumas áreas dentre muitas outras que poderiam ser mencionadas - leia: O Cristianismo Influenciou Positivamente a Humanidade?

"As mulheres, as crianças, os escravos, os doentes, os fetos, os analfabetos, os perseguidos, os possuidores de deficiências mentais, os abandonados ou os moribundos - praticamente nenhuma categoria dos vulneráveis deixou de ser abraçada pela fé cristã. A Cruz Vermelha, o Exército da Salvação, a educação pública (que teve origem com os Reformadores Protestantes), o capitalismo moderno, os direitos de propriedade e a propriedade privada, a proteção aos trabalhadores, os direitos das mulheres, a liberdade política e a democracia, o conceito de liberdade e justiça para todos - todos têm o apoio que receberam ou sua própria existência aos ideais bíblicos. A diferença entre o mundo pré-cristão e o mundo pós-cristão é como noite e dia, e foi a Bíblia que fez a diferença."

Fonte: Os Fatos Sobre a Bíblia, John Ankerberg, John Weldon e Dillon Burroughs, Actual, 2011, pgs 7-9.

Natanael Pedro Castoldi

Leia também:

0 comentários: