Navigation Menu

É a primeira vez que
você acessa este blog
neste computador!


Deseja ver antes
nossa apresentação?


SIM NÃO

A Bíblia e a Ciência

Quem nunca ouviu alguém afirmando que a Bíblia simbolizou nada além de atraso para o mundo científico? Será que a Palavra não contribuiu em nada para o advento da ciência e seus avanços? É o que o breve estudo que segue se propõe a responder - tire as suas próprias conclusões.

          Em primeiro lugar, a Bíblia não é um livro científico e seu interesse não está na transmissão de informações sobre esse mundo material, mas, sim, na divulgação da Palavra de Deus sobre a oportunidade de salvação humana. Para tanto, a linguagem usada, incluindo as limitações intelectuais dos autores humanos, não poderia destoar –em termos de conhecimento científico- daquilo que os homens que primeiramente receberam a Palavra Celeste concebiam. As Escrituras, com seu objetivo espiritual, não poderiam transmitir ideias que somente teriam sido entendidas dois séculos atrás, portanto, não é de se estranhar que ela contenha poucas informações científicas, algumas das quais parecendo aludir a uma Terra chata, ao Sol em movimento e a morcegos como aves, conforme as classificações e entendimentos antigos. Tratando-se de uma mensagem espiritual para a humanidade, a Bíblia foi feita para ser compreendida plenamente tanto pelo antigo, quanto pelo homem atual. Outro detalhe é que algumas passagens que parecem incoerentes nas Escrituras não são nada além de descrições do ponto de vista do observador: falar que o Sol está se pondo não significa que o observador necessariamente defende que a Terra é o centro do Universo, pois até os cientistas de hoje, em conversas casuais, falam assim.
                Embora encontremos claras incoerências, é incrível verificar indiscutíveis observações canônicas de uma Terra redonda e flutuando, pela força gravitacional, no vácuo do espaço – ao contrário da crença antiga de que o mundo encontrava-se no Oceano Primordial-, isso é o que diz Jó 26:7 e Isaías 40:22 (em hebraico, a expressão usada “redondeza” significa círculo ou globo).
                Um extenso estudo do químico Charles B. Taxton e da escritura voltada para religião e ciência, Nancy R. Pearcey, expôs os principais motivos pelos quais as Escrituras serviram de base ara a formulação do pensamento científico:
1-    O mundo é real e não uma ilusão. Isso destoa de muitas filosofias, politeísmo e panteísmo que veem a natureza como “aparências de Deus”. Como a Bíblia não menospreza o mundo material, pois ele é real, não mera ilusão, o campo de trabalho da ciência eleva-se.
2-      Deus criou o mundo bom. Isso destoa de muitas visões religiosas e filosóficas de que a matéria é ruim e o espírito, somente, é bom, de modo que se despreze o mundo material. Esse valor da matéria novamente eleva o campo de trabalho da ciência.
3-    O mundo é um jardim, não Deus. Os politeísmos, o panteísmo e o monoteísmo budista entendem que o mundo é constituído de deuses mortos, vivou ou é o próprio Deus. Nesse sentido, a Bíblia nos traz as compreensões mais antigas sobre a desmistificação da natureza, sendo que nem o Sol, nem a Lua e nada da Terra são dignos de adoração - somente Deus, imaterial e habitante de luz inacessível, o é. Esse desencantamento do mundo, reforçado no Renascimento e Iluminismo, já havia sido introduzido no mundo por advento da revelação de Deus no Monte Sinai. Quando o mundo material não é Deus, pode-se explorar sua essência sem temor.
4-      Um Deus racional criou esse mundo ordenado. Uns acreditam que cada elemento natural possui espírito e, portanto, tem personalidade –possuindo vontade própria- e exige respeito. Se é assim, então não existem leis naturais confiáveis para se estudar. Os politeísmos também entendem que o mundo é resultado de um conflito interminável entre os deuses, não algo seguro, fruto da razão. O cristianismo nos traz a percepção de um mundo regido por leis naturais e fruto da razão divina e isso impulsiona o estudo da natureza.
5-   O mundo foi criado com base em leis definidas. A Bíblia deixa claro que Deus inseriu leis na natureza, que permitem que a mesma se desenvolva naturalmente. A compreensão dos primeiros cientistas cristãos da existência de Deus e de Sua inserção de leis naturais foi o impulso inicial da procura por essas leis – isso antes de terem sido encontradas.
6-   O mundo é fruto de um plano preciso. Ao lerem, por exemplo, Jó 38:4-5 e 33, os primeiros cientistas cristãos inspiraram-se a buscar pela precisão natural. Se Deus criou o mundo com base em um projeto extremamente preciso, significa que há complexidade a ser encontrada nos fundamentos da matéria.
7-  Os seres humanos foram feitos à imagem de Deus, racionais, portanto, podem descobrir a verdade. Esse posicionamento levou os cristãos do início da Era Cristã a procurarem a razão de pensamentos pagãos que, outrora, eram tidos apenas como além da capacidade humana, o que levou o Mundo Ocidental a desprender-se do paganismo politeísta e, posteriormente, engajar-se nas veredas científicas.
Fontes: Perguntas que Sempre São Feitas, Werner Gitt, pg 62; Uma História Politicamente Incorreta da Bíblia, Robert J. Hutchinson, pgs 147-151.

0 comentários: